A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Muitas delas não saem de casa sem celular, agenda, maquiagem, óculos de sol, caneta, chaves, guarda-chuva… O peso disso tudo incide sobre os músculos, nervos, tendões e articulações. A consequência? Dores e inflamações que se tornam mais graves com o passar do tempo.
Quando o peso fica sobre o mesmo ombro, a pessoa se curva para um dos lados para conseguir equilibrar a bolsa. A longo prazo, isso pode ocasionar tendinites e bursites.Por isso, alterne o lado e procure sempre usar bolsas pequenas e leves. Elimine excesso de papéis, comprovantes e recibos, que vão se acumulando na bolsa.
Carregue somente o essencial, como documentos, cartões e dinheiro. Quem não consegue deixar os cosméticos de lado, pode optar por embalagens reduzidas de maquiagem, protetores solares, cremes hidratantes e perfumes.
Opte pela saúde dos seus ombros
Dentre os diversos modelos, a mochila é o mais recomendado para manter coluna, ombros e pescoços saudáveis. Mesmo que não seja tão habitual, tente usá-la vez ou outra. Prefira alças acolchoadas e que se adapte bem às costas, para que o peso seja distribuído de forma equilibrada entre os ombros. A cinta abdominal também ajuda na sustentação.
Deixe para levar cadernos e livros na mão, em uma pasta. Assim, o peso fica dividido entre os braços e ombros. Outra opção é levar uma bolsa no sentido transversal, melhor ainda se as alças forem grossas e não tão longas. As bolsas transpassadas se mantêm próximas ao centro do corpo e presas à coluna vertebral. Assim, não sobrecarrega uma única área e você chegará em casa sem dores.