Criado na década de 20, pelo alemão Joseph Pilates, essa atividade física consiste em fortificar o corpo através de exercícios aparentemente suaves e de baixo impacto. Eles são tão diversos que podem ajudar no condicionamento físico, na melhora de dores crônicas e até na reabilitação de algumas partes do corpo, como joelho, ombro e pulso.
O segredo do pilates está na precisão de movimentos, assim como na definição de qual série será utilizada para resolver o problema de cada pessoa. Outros benefícios que acompanham o exercício são o alongamento do corpo, melhora de respiração e postura, diminuição do estresse, aumento da coordenação motora e relaxamento do corpo e da mente.
Em casos extremos, o pilates permite que o praticante retorne às suas atividades diárias. Os exercícios ajudam bastante as pessoas que apresentam alguma debilitação no ombro e sofrem com movimentos simples, como prender o cabelo. Porém, é indicado avaliação de um médico especialista antes do início das atividades. Muitas vezes, somente o instrutor de pilates pode não ter o conhecimento necessário para tratar o problema.
O ideal é que o instrutor seja um fisioterapeuta, para os casos de reabilitação, ou um profissional da educação física, quando se almeja melhorar o condicionamento físico. Também é muito importante que as sessões de pilates não tenham mais de 2 alunos, já que as atividades requerem precisão e acompanhamento.