Especialista do ombro em Curitiba | Cirurgia do ombro em curitiba

413340-5500 – Avenida Vicente Machado, 2439 – Seminário

Cuidados ao deslocar o ombro

O ombro é uma região do corpo de extrema importância, ele nos permite ter contato com o mundo através das mãos. A luxação é definida como “a perda do contato articular”, ou seja, com a luxação perdemos um pouco do nosso contato com o que nos permite interagir, as mãos.

As luxações são popularmente chamadas de “deslocar o ombro” e essa nomenclatura é muito bem colocada, pois é isso o que acontece. Por algum trauma, choque, lesão ou uma força extrema, supera a resistência da cartilagem, da cápsula e dos lábios (tecidos que seguram e protegem o membro) e retira o ombro da sua posição original.

Esse deslocamento pode ser uma subluxação – quando o ombro volta para a posição normal – ou uma luxação convencional; geralmente, qualquer uma causa danos aos tecidos em volta da região, tornando-os menos resistentes e mais propícios à reincidência de luxações.

O ombro pode ser desviado para várias direções, o mais comum é o úmero (osso que faz a ligação com o ombro) ir para a frente. Em casos específicos como traumas esportivos ou batidas de carros, o osso pode ir para trás – acontece quando o braço recebe um impacto frontal e está esticado, na posição de segurar o volante. O grupo de risco são esportistas em geral e pessoas acima de 40 anos.

X-ray of a sore shoulder

 

O deslocamento do ombro é bastante doloroso e pode causar complicações posteriores, como lesões ósseas, nos tendões ou nos nervos, além de facilitar a reincidência da luxação – o desgaste contínuo da articulação pode ocasionar uma artrose.

Para tratar o trauma, primeiramente deve-se fazer a redução do ombro por um médico (retorná-lo a sua posição original), analgésicos e anestesias podem ser utilizados para diminuir as dores do paciente. Uma radiografia deve ser feita para certificar o posicionamento correto do ombro e o paciente deve usar uma tipóia pelo tempo estipulado pelo médico que o tratou. Após isso, um fisioterapeuta deve estimular a recuperação da força do membro.

Se desejar, você pode fazer a própria redução, mas a dor e a agonia são bem explorados nessa cena do filme “Máquina Mortífera 2”, além de não garantir que as cicatrizações dos tecidos serão corretas.

A intervenção cirúrgica é recomendada em pacientes que necessitam dos ombros para uma atividade recorrente em seu cotidiano (esportistas, trabalhos com pesos/arremessos). Existem procedimentos específicos para cada caso, como a artroscopia ou o bloqueio ósseo. Seu médico deverá lhe orientar para o melhor procedimento.

Lembre-se, após a primeira luxação em qualquer parte do corpo, a chance de reincidência aumenta muito, então fique atento com esportes ou atividades que propiciem o trauma.

os-cinco-mais

Responsável técnico – Dr. Mikael Borges – CRM 17113

logo_explay