Os estalos são um hábito na rotina de muitas pessoas, que adoram ouvir o barulhinho das esticadas e dos contorcionismos nos dedos, na coluna, no pescoço e nos ombros. Se não causam dor, não precisam ser vistos como um problema. É uma reação natural do organismo a um estímulo.
O barulho que se escuta ao puxar os dedos é resultado de uma diferença de pressão. O líquido que está em um dos lados da articulação passa para o outro lado quando é esticada ou pressionada alguma parte do corpo. E esta passagem gera o barulho.
É por isso que logo depois do primeiro estalo, dificilmente você conseguirá repeti-lo com a mesma intensidade. Pois todo o líquido já foi passado para o outro lado. Dessa maneira, aguardando alguns minutos, a diferença de pressão é gerada novamente e o barulho volta a aparecer.
Problemas
O mito de que os estalos engrossam os dedos é mentira. Elas ficarão naturalmente mais grossos com a idade, independente se há ou não estalidos.
Os estalidos ou ressaltos no ombro podem ocorrer e são relativamente frequentes, mas nem sempre significam patologia. Entretanto, se estiverem acompanhados de dor e atrapalharem na realização de determinados movimentos, é necessário procurar um ortopedista.
Fáscias
Alguns estalos ocorrem nas camadas mais profundas da musculatura, as fáscias. Que estimuladas de forma abrupta, principalmente em pessoas sedentárias, geram estalos. Pois dentro dela há também um líquido semelhante àquele das articulações. A diferença é que esse tipo de ressalto gera dor e acontece nos movimentos bruscos da escápula e dos ombros, por exemplo.