A prática de exercícios físicos exige muito do atleta. Dependendo da intensidade, duração e freqüência da atividade, o corpo acaba produzindo muitos radicais livres (substâncias nocivas à saúde produzidas durante a prática de exercício) que podem desgastar as reservas de glicogênio.
E isso vale para qualquer pessoa que se envolva sério na prática esportiva, é um processo natural do corpo humano. Por isso é tão importante manter uma boa alimentação e também uma suplementação adequada. Os suplementos podem fazer a diferença no término em 1º ou 2º lugar numa prova.
QUAIS SÃO OS SUPLEMENTOS ÚTEIS PARA A VIDA ESPORTIVA?
Proteínas/aminoácidos: os aminoácidos necessários para a reparação e crescimento muscular do corpo são recebidos através das proteínas. Sem esses nutrientes, os músculos não se desenvolvem de maneira saudável e eficaz.
E ainda, a proteína e/ou aminoácido utilizado como suplemento estimula o crescimento muscular. E o BCAAs, principal aminoácido no músculo, assume um papel especial para auxiliar nessa construção muscular.
Minerais: Para quem pratica esporte, os minerais são muito importantes, pois estão envolvidos em diversos processos bioquímicos do corpo relacionados a prática física. Os eletrólitos como o sódio, potássio, fósforo, cálcio e magnésio têm funções mais que essenciais na condução dos impulsos nervosos, do relaxamento do músculo, da contração muscular e da regulação do ritmo cardíaco.
Vitaminas: Participam dos processos de produção de energia no corpo. São essenciais para a prática saudável de esportes. As vitaminas do complexo B podem aumentar a metabolização dos glicídios, enquanto as C e E melhoram a utilização do oxigênio ao nível muscular.
Ômega 3: O corpo precisa dessas gorduras essenciais para funcionar corretamente, ela é fundamental para que diversas funções corporais sejam monitoradas. Além de ajudarem as vitaminas a desempenharem sua função, auxilia a regular a quantidade de açúcar no sangue e interfere na reparação celular das articulações, dos órgãos, da pele e do cabelo.
Essas gorduras ainda possuem ação anti-inflamatória, servem como fonte de energia e facilitam a absorção das vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K.